Hospital Regional de Araranguá e Policlínica

Araranguá – Santa Catarina

O hospital

O Hospital Regional de Araranguá Afonso Ghizzo é uma das mais importantes instituições de saúde do Sul do País, referência em medicina de média complexidade. Desde sua fundação, em 25 de Julho de 1986, segue ideais firmados na qualidade do atendimento aos seus pacientes, com foco na excelência da assistência, eficiência operacional e alta resolubilidade. Tudo isso acontece graças ao esforço diário da equipe que planeja, administra e executa diariamente todos os serviços, ou seja os trabalhadores. Principal hospital do Extremo-Sul de Santa Catarina e única instituição 100% SUS da região, atende em média 15 municípios do Vale do Araranguá em uma população que ultrapassa 190 mil pessoas, segundo dados do SENSO 2018.

Serviços

O Hospital Regional de Araranguá tem mais de 40.000m²  ocupando um total de 14.000m² de área construída e conta com um corpo clínico experiente e altamente qualificado. A unidade tem mais de 400 funcionários e um corpo clínico que ultrapassa 80 médicos. A estrutura possui Emergência Externa (24h), Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Hospital Dia Cirúrgico, Maternidade, UTI Neo Natal e comporta mais de 30 especialidades médicas em seu ambulatorial junto com os Serviços de Apoio e Diagnósticos Internos. 

 

Policlínica

O Instituto Maria Schmitt junto com o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, inaugurou na tarde de terça-feira, 04/12/18, em Araranguá, a Policlínica Regional, a única construída pelo Governo do Estado. Com área de 2,5 mil metros quadrados, a Policlínica Regional é anexa ao Hospital Regional e faz parte do mesmo contrato de gestão, atende a região da macro-sul (pacientes da Amesc, Amrec e Amurel), e é resultado de R$ 9 milhões em investimentos do Governo do Estado na sua construção, e outros R$ 3 milhões em equipamentos, por meio do Programa Pacto por Santa Catarina. A unidade atende 18 especialidades médicas e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Comissões e Núcleos

Formadas por profissionais sérios, talentosos, de credibilidade e com grande expertise, são as comissões e núcleos que ajudam a garantir a qualidade e produtividade no Hospital Regional de Araranguá e Policlínica, elas auxiliam no bom funcionamento de setores vitais da instituição. São elas: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Revisão de Óbitos, Comissão de Revisão de Prontuários, Comissão de Ética Médica, Comissão de Ética de Enfermagem, Comissão de Padronização de Medicamentos e Materiais Médico-Hospitalares, Comissão Hospitalar de Transplantes, Comissão do Programa de Acolhimento e Classificação de Risco e Comissão de Protocolos Clínicos, Regulamento e Manual de Normas e Rotinas.      A unidade conta ainda com Núcleos no processo de trabalho, para otimizar as tarefas, planejar e executar as ações e  minimizar graves. São eles: Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NHE, Núcleo de Manutenção Geral – NMG, Núcleo Interno de Regulação – NIR, Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar – NAQH e Núcleo de Segurança do Paciente.

Como nos encontrar

Endereço

Rua Castro Alves, nº 303

Coloninha, Araranguá – SC

889000-000

Telefone

48 3521 1300