Ações de saúde preventiva marcam início da gestão IMAS em Bom Jardim da Serra

Os primeiros dias da nova administração do Hospital Municipal Américo Caetano Amaral foram marcados por mutirão de exames para prevenção ao câncer de próstata

O Instituto Maria Schmitt-IMAS anunciou no início desta semana um balanço oficial sobre os atendimentos realizados na primeira ação promovida no Hospital Municipal Américo Caetano Amaral de Bom Jardim da Serra. Cerca de 197 pacientes foram beneficiados com a realização do mutirão de exames preventivos ao câncer de próstata. A iniciativa fez parte da Campanha Novembro Azul e contemplou dezenas de outras pessoas que também que receberam orientação dos profissionais de saúde.

O IMAS é o novo gestor do hospital desde o dia 1º de novembro e já chegou mostrando serviço. “Tivemos um mês inteirinho dedicado à saúde do homem. Foram quase 200 pessoas atendidas com medidas preventivas para se manter saudável. Esse é o jeito IMAS de cuidar da população. Essa atitude proativa e responsável gera impactos reais na qualidade de vida das pessoas. A vinculação a uma equipe de Saúde da Família e da Comunidade possibilita o planejamento das ações de cuidado, com escolha orientada para hábitos de vida, formas de cuidado e de envelhecimento com saúde, explicou Leandro Fernandes, diretor geral da unidade.

O diretor revelou ainda que objetivo do Instituto na Serra Catarinense é manter o padrão de qualidade já utilizado nas outras 12 unidades geridas no Estado no que diz respeito a assistência à saúde, além de estabelecer uma relação de confiança e respeito mútuo com os pacientes e a população. “Nosso modelo de gestão hospitalar prioriza a informação, o acolhimento e o cuidado, com muita responsabilidade, comprometimento, união e humanização. Destacamos que em fevereiro o IMAS estará apresentando a população o projeto de ampliação do hospital, que contemplará a revitalização total da estrutura existente, a construção de uma nova ala de internação e um bloco cirúrgico. Nossa intenção é ser referência em cirurgias eletivas de média complexidade para a região serrana, além de termos um pronto atendimento resolutivo pra acolher a população local e os turistas que a cidade recebe” explicou.

Saúde acessível e para todos

Outra ideia apresentada pelo IMAS é a ampliação dos atendimentos para receber pacientes de cidades vizinhas como São Joaquim. A iniciativa está sendo planejada e só será possível graças a visão estratégica e inovadora do prefeito de Bom Jardim da Serra Pedro Ostetto, o vice prefeito César Nesi e a Câmara de Vereadores do município que estão buscando democratizar o acesso a saúde e oferecer maior resolutividade com a ampliação dos serviços de assistência à população.

“Agradecemos a parceria do IMAS nesta ação que beneficiou quase 200 pessoas. Acreditamos que com a gestão do instituto nosso Hospital Municipal vai ser ainda mais resolutivo. Já estamos colhendo os primeiros bons resultados com uma sensível melhoria no atendimento. Futuramente vamos ampliar os serviços ofertados para melhor atender a nossa população em geral. A administração municipal agradece todo empenho e esforço do Instituto”, explicou o chefe do Executivo.

Na opinião da Secretária de Saúde do Município, Mariana Zandonadi, a população foi receptiva quanto aos exames realizados. “Foi um trabalho conjunto entre hospital e unidade de saúde, pois além do PSA foram ofertados testes rápidos. A população masculina recebeu com bastante positividade e teceu muitos elogios a campanha em defesa da vida” finalizou.