Hospital Dom Joaquim inaugura Ala Cirúrgica com 6 quartos

Ala Marias de Santo Antônio de Pádua contou com doações da comunidade através do pároco Fabio Roque

O Hospital Dom Joaquim de Sombrio, unidade administrada pelo Instituto Maria Schimitt – IMAS, inaugurou na manhã do último sábado, 12 de maio, a nova ala da Clínica Cirúrgica, chamada Marias de Santo Antônio de Pádua. O novo espaço conta com seis quartos, quatro salas de apoio, totalizando 24 leitos,  e uma estrutura completa para o conforto de pacientes, com reforma na rede elétrica, dos banheiros e aquisição de poltronas.

Segundo a Diretora do Hospital, a Ala Cirúrgica era uma demanda importante tendo em visa o aumento dos procedimentos cirúrgicos no hospital. “O Hospital Dom Joaquim está em expansão. Atende cirurgia geral, de urologia, vascular, pediátrica, otorrino, ortopedia. Somos referência para atendimento especialmente de pacientes oriundos das regiões da Amesc, Amrec e Amurel”, destacou.

O pároco da Igreja Santo Antônio de Pádua contou que em meados do ano passo foi realizado um evento com mulheres que teve o intuito de arrecadar fundos em prol da comunidade. O encontro das Marias rendeu uma doação que o padre Fabio destinou ao hospital. “Marquei uma reunião com a Diretora Mariele para ajudar na reforma de apenas um quarto, mas ela lançou o desafio de irmos além. Contamos com benfeitores de Florianópolis, Curitiba, dos Estados Unidos, de Sombrio, e hoje estamos inaugurando a Ala das Marias, com todos os quartos com tv, mantas, pintura emborrachada, banheiros restaurados, enfim, toda uma área revitalizada para que pessoas possam se internar e voltar rapidinho para casa”, contou o padre Fabio.

“É importante ressaltar que a comunidade sempre teve grande participação junto ao hospital Dom Joaquim. Começamos na parte superior com o Projeto Amigos do Hospital Dom Joaquim, onde Adriana Gomes convocou a família e seus amigos para a reforma dos quartos. E agora, não foi diferente. Nossa gratidão a comunidade sempre atuante no nosso Hospital”, reforçou a Diretora do Hospital Mariele Dassoler.

De acordo com o Robson Schmitt – Diretor de Regulação e Implantação do IMAS, o crescimento acelerado do Hospital Dom Joaom é mérito de todos: IMAS, prefeitura, comunidade, empresários, entidade religiosa. “Quando recuperamos a confiança no hospital, consequentemente recuperamos a confiança para conquistarmos essas doações. Porque para recebê-las foi preciso mostrar para a comunidade que estamos prontos, organizados, transparentes, firmes, mostrando resultados para as pessoas”, enfatizou o dr. Robson, salientando que o Dom Joaquim é um hospital de grande porte em município de 35 mil habitantes, algo que em outros municípios de 200 mil habitantes, por exemplo, não se tem. “Quando tomei conhecimento da doação vinda do trabalho do Padre Fabio, fiquei muito feliz, afinal ele é a liderança na comunidade. Assim como a prefeita Gislaine, que é expoente na comunidade. Isso tudo nos mostra que estamos no caminho certo, que pessoas como eles não vão colocar os nomes em um projeto que não tenha transparência, segurança e resultado”, finalizou.

A Prefeita municipal, Gislaine Cunha, reforçou a referência que o Dom Joaquim tem se tornando na região. “O Hospital já passou por dificuldades, que foi até desacreditado, mas com o empenho de todos, e o resultado do trabalho, hoje o Dom Joaquim passou a receber investimentos e realiza cerca de 400 cirurgia/mês”.

O Hospital Dom Joaquim realiza atendimentos em urgência e emergência, nas especialidades de obstetrícia, traumatologia, ortopedia, gastrocirurgia, dentre outras, sendo um hospital de referência no sul do estado para a urologia. A nova ala conta com profissionais especializados para procedimentos de alta complexidade, em diferentes especialidades médicas e atenderá pacientes não só de Sombrio, mas de diversas regiões do estado, em especial a do extremo sul catarinense, diferentes especialidades médicas.

A inauguração contou com presença da Diretora Geral do Hospital Dom Joaquim, Mariele Dassoler, Diretor de Regulação e Implantação, Dr.Robson Schimitt, Diretora de Projetos do IMAS Patricia Paladin, Médico Urologista Dr. Fábio Rodrigues Borges, urologista, do pároco Fábio Roque, da prefeita de Sombrio Gislaine Cunha, do Secretário de Obras e Agricultura Jonas D’avila, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Rita de Cássia e da Secretaria de Assistência Social Marcia Teixeira, dos vereadores Dion Elias, Rafa Enfermeiro, Marilon Cardoso e Joelmo Silveira, além da imprensa, colaboradores do Hospital e comunidade local.