Hospital Regional de Araranguá implementa Inteligência Artificial no serviço de Farmácia Clínica

Unidade é o primeiro hospital 100% SUS de Santa Catarina com o Sistema Noharm.ai

O Hospital Regional de Araranguá, sob administração do Instituto Maria Schmitt – IMAS, conquista mais um avanço em prol do atendimento de excelência. A unidade implementou o Noharm.ai, um sistema de inteligência artificial (IA) para auxiliar o serviço de Farmácia Clínica nas tomadas de decisões, no acompanhamento das prescrições de medicamentos, sendo um grande passo rumo à inovação e segurança do paciente.

O NoHarm.ai é uma ferramenta de IA que auxilia na avaliação das prescrições médicas, sendo possível verificar rapidamente as quase 400 prescrições realizadas diariamente no hospital, além de apontar o processo de tomada de decisão em relação à farmacoterapia, aumentando a segurança do paciente, reduzindo riscos de interação medicamentosa, alergias e custos desnecessários durante a prescrição de medicamentos.

Segundo a Coordenadora da Farmácia Clínica Hospitalar no HRA, o sistema de inteligência artificial contribuirá para a excelência e otimização no atendimento. “O sistema detecta duplicidades, interações medicamentosas, alteração nos exames, identificando inúmeras oportunidades de intervenção que só será possível mediante a análise da inteligência artificial, como também possibilidade de expansão do serviço devido à agilidade que proporciona por integrar as informações com maior eficiência”, destacou a coordenadora.

Com essa conquista, o HRA é o primeiro hospital 100% SUS do Estado de Santa Catarina a implementar a Noharm.ai.