NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

O Hospital Santo Antônio, administrado pelo IMAS, vem a público esclarecer informações distorcidas a respeito da gestão do centro cirúrgico. O hospital possui uma história de mais de 50 anos de serviços prestados, embora tenha passado por momentos de dificuldades financeiras, sempre presou pelo bom atendimento, segurança do paciente e qualidade dos serviços prestados aos usuários. Nos últimos 2 anos vem apresentando uma crescente de investimentos em equipamentos, infraestrutura,  e melhoria nos serviços. Fato este notório a toda população do extremo sul, sendo que hoje, é um dos hospitais que mais realiza procedimentos cirúrgicos eletivos no estado de Santa Catarina.

Como procedimento padrão e de interesse do Instituto Maria Schmitt, buscamos realizar prontamente todas as adequações solicitadas pelos órgãos fiscalizadores. Porém nos causou estranheza que a notificação com as exigências da vigilância sanitária tenha sido veiculada na mídia antes mesmo de recebermos esta notificação. Pois se assim fosse já teríamos providenciado os reparos afim de regularizar o centro cirúrgico.

É comum que a cada vistoria a vigilância sanitária faça novas exigências para adequação legislativa, e na maioria delas são exigências de fácil resolução e que serão concluídas o mais breve possível.

Gostaríamos de frisar, que o órgão fiscalizador visualizou em situações anteriores esta realidade, assim como na última inspeção, porém nunca tomou medidas tão drásticas e difamadoras como nesta ocasião. Todas as medidas necessárias para a resolução das pendências apontadas pelo órgão já foram tomadas pela instituição, o centro cirúrgico do hospital Santo Antônio será fechado hoje, quinta-feira (16/08), sexta e sábado para as adequações, o que elevará o CME a nível 2, que é apropriado para hospitais de grande porte no centro cirúrgico.

A instituição irá tomar as providências cabíveis em relação aos fatos difamatórios, que tem como único objetivo causar danos a imagem da instituição.

 

Dr. Robson Schmitt Machado

Presidente