Ouvidoria

O IMAS possui um Serviço de Ouvidoria Hospitalar como veículo atuante nos canais de comunicação entre usuários e profissionais da saúde, favorecendo a expressão de sugestões, reclamações e demais questões envolvidas no atendimento. 

As informações aqui registradas serão recebidas pelo Ouvidor, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração da unidade referente, sem conflitos de interesses.

A veracidade das informações providas é uma responsabilidade do relator. Todas as informações serão verificadas durante o processo de averiguação, e as ações decorrentes serão tomadas a critério exclusivo da Instituição.

Proteção de Dados

Todas as informações aqui registradas serão tratadas de forma confidencial pelo IMAS e unidades referidas.

A captação dessas informações tem por finalidade a apuração de possíveis condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente.

 Todos os relatos serão armazenados por tempo indeterminado para realização do processo de apuração e deliberação sobre o caso, observando-se as exigências legais específicas. Além disso, informações consolidadas serão utilizadas para geração de estatísticas da operação, mas nenhum nome envolvido ou dado pessoal será exposto.

 Eventuais dados pessoais informados serão tratados conforme as normativas estabelecidas pela legislação vigente no que diz respeito a proteção de dados pessoais, e serão seguidas confidencialmente no processo de captação e organização no processo de apuração dos relatados aqui registrados.

Ao clicar em “Concordo” você indica ciência e concordância com o fornecimento de informações que serão única e exclusivamente utilizadas para esta finalidade.

Se desejado, posteriormente, poderá exercer seus direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição. 

Declaro que li e compreendi as informações acima, e desejo prosseguir com a manifestação.

Por favor, descreva a situação que o motiva a procurar este canal. É importante que seu relato seja completo e detalhado. Não se esqueça de incluir na descrição:

  • O quê (descrição da situação);
  • Quem (nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas);
  • Quando (data em que aconteceu, acontece ou acontecerá a situação);
  • Onde (Local do ocorrido);
  • Por que (a causa ou motivo);
  • Quanto (Essa situação é recorrente?);
  • Agradecemos sua iniciativa e confiança.

Realizar relato

Você pode escolher fazer um relato anônimo ou pode identificar-se.

A opção identificada é voltada para os casos em que o relator se disponibiliza a ser contatado para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o relato fornecido.

Relatos com identificação são muito importantes, pois podem fazer com que a apuração seja mais efetiva. Lembramos que este é um canal seguro e confiável.