Balanço: Em apenas cinco meses de gestão, IMAS obtém índice de satisfação acima de 95% no Hospital Florianópolis

Instituto também elevou em 30% o número de cirurgias e implementou novos programas com foco na gestão da qualidade e segurança dos pacientes

No último dia 08 de março, o Instituto Maria Schmitt-IMAS completou cinco meses a frente da gestão do Hospital Florianópolis, na capital. A data também serviu para celebrar as primeiras conquistas após um trabalho intenso da equipe que está otimista em relação aos primeiros números apresentados em forma de balanço oficial.

Os dados refletem as constantes mudanças e evolução interna que está vivendo a unidade hospitalar após a chegada do IMAS. Novos serviços e projetos foram implantados e os resultados já podem ser considerados satisfatórios afirma Ricardo Ghelere, vice-presidente da organização social. Segundo ele, durante estes cinco meses iniciais, o IMAS colocou em prática ações como o sistema de gestão da qualidade, implantou o ELA Sustentável, criou o núcleo de segurança do paciente, pesquisa de satisfação, núcleo interno de regulação (NIR), aumentou significativamente o volume de cirurgias e investiu na capacitação dos colaboradores. “Capacitamos as equipes para torná-los ainda mais preparados aos desafios que virão. Temos o interesse em tornar altamente resolutivo e eficiente o Hospital Florianópolis e os bons números iniciais nos motivam e indicam que estamos no caminho certo” explica Ghelere.

Foco na qualidade e produtividade

Através da implantação do sistema de gestão da qualidade, o IMAS quer assegurar a qualidade de seus serviços à população. O trabalho é desenvolvido pela Coordenadoria de Qualidade, que assessora a implantação e manutenção do sistema no Hospital Florianópolis. “O objetivo do projeto é integrar todos os setores do Hospital, fomentando a melhoria contínua, aprimorando procedimentos e os
equipamentos utilizados, a sistematização dos processos, capacitações, e o aperfeiçoamento no atendimento assistencial, promovendo a satisfação dos clientes”, explicou Dr. Robson Schmitt, presidente do IMAS.

De acordo com ele, a instituição busca motivar e engajar as pessoas para a realização de um serviço cada vez melhor à população. A implantação das ferramentas da qualidade se dará de forma progressiva, a fim de que o desejo de fazer a diferença seja transformado em algo sustentável, permeando as gestões.
“A estratégia da gestão do IMAS/HF de promover a sustentabilidade
organizacional por meio de instrumentos de planejamento e gestão da qualidade demonstram o comprometimento com a gestão pública, alicerçada nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, buscando torna-se um hospital de referência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS” concluiu Robson.

Número de cirurgias realizadas cresceu mais de 30%

Números positivos também na realização de cirurgias, que tiveram um acréscimo de 30% nos últimos cinco meses. Ortopedia é a especialidade mais atendida no HF que é referência na área e dá suporte a pacientes de outros hospitais. Além de atender sua demanda interna de traumas, o HF vem oferecendo apoio ao Hospital
Regional de São José nos últimos meses.

“Nosso maior volume de cirurgias se concentra na área de Ortopedia e Traumatologia, fora os casos classificados como urgência e emergência e cirurgia-geral e vascular” finaliza Ghelere.