IMAS promove curso Técnico de Enfermagem em Sombrio

Aula Inaugural do Centro Integrado de Ensino Joana Schmitt foi realizada na última segunda-feira, dia 31 de julho

O Instituto Maria Schmitt realizou na última segunda-feira, dia 31 de julho, a aula inaugural do curso Técnico de Enfermagem do Centro Integrado de Ensino Joana Schmitt. A unidade educacional é um marco na história do IMAS, que tem o objetivo de formar profissionais altamente capacitados, através de uma metodologia baseada em inovação, tecnologia e soluções de problemas, contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública de qualidade e humanizada.

O projeto de Ensino do IMAS surgiu da necessidade de formar novos profissionais com conhecimentos técnicos, científicos e, especialmente humanísticos, marca registrada do Instituto Maria Schmitt. “Em um hospital, desde o médico, ao enfermeiro, ao técnico de enfermagem, ao funcionário da limpeza, todos são importantes na engrenagem do cuidar. Se você recebe um bom dia, boa tarde, boa noite, você consegue fazer parte do tratamento. Uma das coisas mais importantes  desse curso, que vai ensinar e explicar, é que tratar as pessoas não é só dar remédio, tratar as pessoas é ser humano, é se importar, é estar ao lado delas”, enfatizou  Dr. Robson Schmitt, Diretor de Regulação e Implantação do IMAS e um dos idealizadores do Centro de Ensino. Para ele, o estudante do Curso de Técnico de Enfermagem do CIE Joana Schmitt irá além de aprender a dar uma medicação. “Nós vamos fazer de vocês os melhores, mas o maior objetivo desse curso não é fazer de vocês os melhores, porque ser o melhor,  muitas vezes, não é mais que a nossa obrigação, nós temos que ser diferentes, temos que estar em outro nível e esse outro nível é como nós conseguimos elevar a excelência do cuidar com a humanização e o se importar”, frisou Dr. Robson. 

A Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem e Diretora Geral do Hospital Dom Joaquim, Mariele Dassoler, enfatizou que a humanização é essencial para quem trabalha com saúde. “O paciente é o amor de alguém. Deve ser tratado com muito carinho. Temos que ser acolhedores em nosso atendimento. Isso faz toda a diferença”, destacou Mariele, que é enfermeira por formação relembrando que começou na área de saúde como voluntária no Dom Joaquim. 

Além da metodologia privilegiada com as vivências no hospital, focada na humanização, o curso busca desenvolver habilidades e competências para que o aluno possa desempenhar atividades assistenciais e de gestão, em diferentes áreas da saúde, com ética e responsabilidade. Quanto aos diferenciais em relação aos outros cursos da região, o do Centro de Ensino Joana Schmitt é o encaminhamento do aluno para uma das mais de 34 unidades sob gestão do IMAS, possibilitando o crescimento profissional do estudante e também promovendo a geração de empregos em um mercado tão carente de mão de obra especializada.

A aluna mais experiente da primeira turma do Curso Técnico de Enfermagem, Vilma Silva do Nascimento, de 59 anos, está realizada com a concretização de um sonho. “Eu amo a área da saúde. Desde jovenzinha atuo como voluntária nesta área. Sou cabelereira, faço reiki, adoro a arte de cuidar”, contou emocionada a estudante que teve o apoio das filhas e netas para voltar à sala de aula. A agente de saúde Karini Candioto Pereira, de 24 anos, também está realizando um sonho de entrar para área da Enfermagem. “Sou formada em Educação Física Licenciatura, mas o meu sonho era ser enfermeira, porém as condições financeiras não permitiram na época. Quando eu vi no Instagram do IMAS sobre o curso aqui eu falei para mim mesma que não poderia perder a oportunidade de realizar esse sonho”, disse Karini que tem o incentivo dos pais nesta nova jornada e quer fazer a diferença através do cuidado e amor ao próximo.

Presente no evento, a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, falou da missão do profissional da saúde que é cuidar das pessoas, mas de forma única, conforme a individualidade de cada um. “Os pacientes que vocês vão lidar, são únicos, com as suas histórias de vida, suas fragilidades. Trabalhar nessa área é muito mais que aplicar um medicamento. É ouvir, é dar um abraço. Se vocês que chegaram até aqui com esse propósito, com toda coragem e determinação, com certeza, cada um vai sair ainda melhor desse curso”, enfatizou a prefeita.

A enfermeira e economista da saúde Carine Cardoso foi a palestrante da aula inaugural que evidenciou a importância do profissional de enfermagem. Segundo ela, os profissionais da área devem trabalhar em equipe, cuidar do coletivo, do individual, sendo comprometidos com a saúde com uma visão das múltiplas dimensões do que é ser humano, na saúde mental, física, nas condições da pessoa e o meio em que ela vive.

De acordo com o Diretor de Ensino doe CIE Joana Schmitt, Suenoni Paladini, a proposta é a metodologia do ensino ativo que unirá teoria e prática desde o primeiro semestre. “As aulas serão desenvolvidas com base em situações-problema, em que os alunos terão uma aula teórica em sala de aula, seguido de vivências em situações reais relacionadas ao que acabaram de aprender na teoria junto a profissionais qualificados dentro do ambiente hospitalar”, contextualizou o Diretor.

As aulas do Curso Técnico de Enfermagem acontecem de segunda a sexta-feira durante o período noturno nas dependências Escola Profª Nair Alves Bratti no centro de Sombrio e conta com uma infraestrutura completa com laboratórios de informática, anatomia, biblioteca. Mais informações pelo whatsapp do CIE Joana Schmitt (48) 9685-7599.