Pesquisa aponta índice de satisfação acima dos 90% entre usuários da gestão IMAS

Balanço realizado este ano nas unidades geridas pela OS em Santa Catarina e Rio Grande do Sul  mostra que 92% dos usuários aprovam a administração do Instituto Maria Schmitt

Desde que assumiu a administração das 12 unidades de saúde em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o IMAS – Instituto Maria Schmitt iniciou imediatamente mudanças substanciais de gestão. Reformas, construções, readequações de espaço, aquisição de equipamentos, ampliação dos serviços, ampliação de leitos de UTI, contratação de profissionais especializados, são alguns exemplos que mostram o quanto a organização social de saúde não têm medido esforços para encontrar soluções que ofereçam suporte a toda sua rede de atenção.

Uma busca incessante para garantir a integralidade do cuidado, principalmente durante o combate à pandemia da Covid-19, tudo visando a tão necessária melhoria do atendimento à saúde da população.

O trabalho deste último ano tem rendido bons frutos: prova disso é a mais recente coleta de dados das pesquisas de satisfação, que apontaram a aprovação da gestão para 92% dos entrevistados –pacientes e familiares de pacientes que receberem atendimento nos hospitais e UPAS administradas pelo IMAS.

Números e Novos Programas

Com uma média anual de 711 mil atendimentos nas unidades IMAS, além da reestruturação física e tecnológica, um dos grandes avanços da gestão IMAS se refere ao número e à qualidade nos atendimentos. Foram 196 novas ações implantadas, entre elas: treinamentos periódicos, sistema de classificação de risco, abertura de novos serviços, oferta de novas especialidades, implantação de núcleos de segurança do paciente, implantação do núcleos internos de regulação, grupo de atendimento humanizado, grupo de eventos internos, implantação do método Kanban, implantação do núcleo de educação permanente, implantação do sistema de gestão da qualidade, workshop de qualidade, convênios, implantação da plataforma de compras, entre outros, são algumas das ações que vêm melhorando a autoestima, as relações, a dinâmica de trabalho e a interação entre as equipes que atuam nas unidades, resultando em atendimentos muito mais eficientes e humanizados.

Com essa estrutura e iniciativas integradas, a colaboração e apoio dos Governos onde o IMAS atua, com destaque também para o Legislativo Municipal, Estadual e Federal do qual seus representantes não medem esforços para auxiliar na implantação de novos serviços e modernizar os já prestados, o IMAS facilita a gestão e auxilia nas demandas diárias, oferecendo a possibilidade de uma unidade amparar a outra na melhoria continua da oferta de serviços em saúde.

Metas e Novos Serviços 

Uma das estratégicas que o IMAS adotou na administração dessas unidades foi o investimento em produtos, equipamentos, serviços e principalmente na capacitação dos seus 1.500 colaboradores. Essa prática permitiu que mesmo com os custos elevados por conta da pandemia, a entidade conseguisse manter as unidades abertas e ainda cumprir todas as metas estabelecidas em contrato.

Um dos beneficiados foi o Hospital Dom Joaquim de Sombrio, que contou com compra de equipamentos, reforma da recepção, pronto-socorro, bloco cirúrgico, quartos e abertura de leitos de UTI Covid. Assim como o Dom Joaquim, hospitais como o HRA e HF e as outras unidades de saúde também receberem reformas, construções e novos equipamentos, facilitando o acesso dos usuários e trazendo mais dinâmica e mobilidade para a execução do atendimento de saúde humanizado e com muita qualidade.

Qualidade Assistencial 

Ações capazes de aproximar os usuários e oferecer a melhor assistência em atendimento também foram uma das metas da gestão do IMAS. As ações são práticas e efetivas. Um exemplo disso foram os mais de 690 elogios recebidos na ouvidoria. Em todas as unidades em que atua, o IMAS transformou realidades. A maior prova social das mudanças positivas proporcionadas pela gestão eficiente da entidade são os noticiários. Problemas históricos como greves, péssimo atendimento, serviços ineficientes e sucateamento da infraestrutura foram solucionados graças ao modelo inovador de gestão. O IMAS atende mais de 204.380 habitantes somente na região da AMESC. Dos 38 hospitais do macro região sul e grande Florianópolis, 05 unidades são administradas pelo IMAS, que também faz a gestão de 03 UPAs, o IMAS atende 25% da população do estado com serviços de saúde, uma grande representatividade estadual.

Novos Desafios 

Embora as vitórias e conquistas tenham sido substanciais, muitas outras ações continuarão sendo implantadas, visando o ideal de um atendimento à saúde com excelência, com humanização e com o comprometimento dos profissionais que atuam em todas as unidades de saúde administradas pela OS: “São muitos os desafios, muitos projetos que precisam sair do papel, e isso tem sido uma meta constante em nossa administração”, explica o presidente o IMAS, Walmiro Charão, que reforça: “Para isso, precisamos que nossas equipes estejam estimuladas, e é por isso que nos preocupamos tanto em trazer integração, autoconhecimento e qualificação a nossos profissionais. Porque, em 2022, nossa meta é chegar a 100% de satisfação de nossos usuários”, finalizou.